quinta-feira, 19 de agosto de 2010

INTERNACIONAL-RS. BICAMPEÃO DAS AMÉRICAS

Data de fundação do clube: 4 de abril de 1909.
A origem do Sport Club Internacional está associada a três irmãos da família Poppe: Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe (respectivamente, na foto abaixo). Eles chegaram a Porto Alegre, em 1901, vindos de São Paulo.

Valores da Fundação do Sport Club Internacional
Os discursos ouvidos nas reuniões sempre giravam em torno de um princípio muito importante para os Poppe e para aqueles que ali estavam. O Internacional estava sendo criado para brasileiros e estrangeiros, uma clara alusão à política de discriminição dos outros dois clubes existentes em Porto Alegre, o Grêmio e o Fuss-Ball.
Os demais valores envolvidos entre os jovens que se reuniram para a fundação do Sport Club Internacional eram: a pratica do futebol, a celebração da própria juventude e a possibilidade de criarem um Club onde teriam a oportunidade de manter novos contatos sociais.
As cores do Venezianos, o alvi-rubro do Inter surgiu do Carnaval

Nem todos ficaram de acordo com a cor da futura camisa do Clube. Subdividiram-se em dois grupos como fora o carnaval daquele ano, a decisão veio do carnaval de rua entre Venezianos e Esmeraldinos, um vermelho, outro verde. Justamente as cores pretendidas, ou uma ou outra. O resultado da votação tirou da ata de fundação os que defendiam o verde. Mas o racha não esvaziou a reunião, muito menos o Clube. Ficou vermelho e branco para o resto da vida. E, ao contrário dos times de guris que viram o clube de salinha e campo emprestado, o Internacional cumpriu o esforço de eternidade de seu ato de fundação e já completa 100 anos de existência, uma promessa talvez muito maior que a dos Poppe e dos seus amigos do 2º Distrito.

Como nasceu o símbolo colorado?

O primeiro símbolo do Sport Club Internacional era formado com as iniciais - SCI - bordadas em vermelho sobre o fundo branco, sem a borda também vermelha que apareceu logo em seguida. Já na década de 50 aconteceu a inversão, com a combinação de letras passando a ser branca sobre o fundo vermelho.

Um comentário:

  1. Fiz essa pequena pesquisa em arquivos do próprio Clube,(Internacioal-RS), somente para fazer uma imensa homenagem a este gigante do futebol brasileiro. O Grêmio de alguma forma contribuiu para que esse título viesse, basta ver os seus jogadores, torcedores, dirigentes, etc. assim, a imprensa sempre divulgava, "O grêmio é bicampeão das Américas", já o inter até 2006, nunca havia faturado tal façanha; agora não, os dois estão empatados cada um com duas conquistas continentais. Só, que Inter, pode passar o rival em feitos mundiais, se for campeão terá dois, enquanto os azuis têm somente um.

    ResponderExcluir