quarta-feira, 25 de agosto de 2010

AUMENTO DAS QUEIMADAS EM PARAUAPEBAS-PA

Em razão das inúmeras ocorrências de queimadas no município, na última quarta-feira (18) o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, e o analista ambiental Reginaldo Oliveira, realizaram vistoria de monitoramento ambiental, por meio de sobrevoo de helicóptero sobre o núcleo urbano de Parauapebas, área rural ao entorno e área de expansão urbana, com o objetivo de verificar as principais áreas afetadas pelas queimadas no município.

De acordo com o analista ambiental, inicialmente foi sobrevoada área rural, onde pôde ser constatada a ocorrência de queimadas intencionais para limpeza de pasto, com queimadas acidentais em consequência do evidente descontrole das chamas, sobre uma elevação antes coberta por vegetação.

Segundo o analista, os limites geometricamente bem definidos entre a área queimada e as áreas ainda verdes indicavam a queima intencional e conduzida, descartando na maioria das vezes a probabilidade de queima acidental, e que desta forma as áreas rurais apresentam-se como um dos maiores contribuintes da poluição atmosférica sobre a cidade de Parauapebas.

O analista informou ainda que as áreas de expansão da cidade, mais precisamente os novos loteamentos, são o segundo grupo contribuinte de importância para com a poluição atmosférica da cidade, pois pôde ser observado que inúmeras queimas foram realizadas sobre quadras específicas e que a precisão dessas queimadas, dentro das quadras, somado à perfeita delimitação entre áreas queimadas e áreas intactas, apontam a intencionalidade e condução da ação, proporcionando a dedução da possível participação ou conivência dos proprietários dos imóveis nestas na infração.

De acordo com Reginaldo Oliveira, com base na vistoria, concluiu-se que a fumaça que tem atingido maciçamente o núcleo urbano de Parauapebas é oriunda predominantemente de queimadas promovidas na área rural, não sendo estas de origem acidental e sim intencional na maioria das vezes. Na área de expansão, o analista ressalta que, levando-se em consideração a uniformidade das queimas observadas, há grande probabilidade destas terem sido promovidas pelos próprios proprietários.

Ainda de acordo com o analista ambiental, na vistoria não foi detectado nenhum foco de queimada caracterizada como urbana, sendo as queimadas das quadras similares em suas características às queimadas rurais.

Medidas a serem tomadas
De acordo com Domires Reis, detectadas as principais áreas afetadas pelas queimadas, a Secretaria de Meio Ambiente vai solicitar uma reunião com os órgãos ICMBio, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, Defesa Civil, SAAEP e outros para encaminhar a demanda competente a cada órgão, a fim de que os mesmos tomem as medidas cabíveis e, se necessário, seja feita ação força tarefa para a resolução ou pelo menos a minimização do problema.

Referente às queimadas nas áreas de expansão (novos loteamentos), Domires informou que os mesmos já haviam sido notificados e que a medida a ser tomada agora será convocar uma audiência com os proprietários para regularização da situação. O secretário destacou que a campanha educativa na cidade será mantida.

Texto: Beatriz Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário