quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Escola do Cidade Jardim inaugura em 2012



Quadra coberta, salas climatizadas, biblioteca, sala de computação, sala de artes, passarelas cobertas e refeitório são alguns dos itens que fazem parte da realidade das novas escolas públicas da rede municipal de ensino de Parauapebas. Realidade que está se concretizando para a comunidade do Bairro Cidade Jardim, com a construção de um espaço educacional moderno, seguro e aconchegante. A escola, feita para atender a 1.400 alunos, abre suas portas no ano que vem, garantindo à comunidade daquela localidade um espaço digno e confortável para a prática de ensino e aprendizagem.




“A grande meta da atual administração é construir uma sociedade em que as crianças tenham oportunidades iguais de aprendizagem. Por isso, fomos aos bairros periféricos erguer as melhores escolas, porque educação e inclusão social são feitas na prática: com construção de prédios bons e com investimento na formação dos profissionais da educação para construção de valores em nossas crianças”, destaca o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto.



Ele, que acompanha de perto as construções e reformas das escolas municipais, afirma que os investimentos em educação vão continuar a ser prioridade da atual gestão. “Só se constrói uma grande sociedade com a formação de grandes homens, e é isso que queremos para o nosso município. Daí investirmos tanto na excelência de nossa educação”.



Mais comunidades beneficiadas

Além da comunidade do Bairro Cidade Jardim, estão sendo beneficiadas com construções e ampliações as comunidades da Palmares II, Palmares Sul e assentamento Carlos Fonseca. Na Palmares II, uma megaestrutura está sendo erguida. A escola está em um terreno de 8.100 metros quadrados, dos quais 2.971 serão de área edificada.



Praça de recreação, playground, pátio coberto, anfiteatro e auditório são alguns dos compartimentos que fazem parte do projeto, que conta ainda com 12 salas de aula construídas em forma de cabanas separadas; salas de informática, de vídeo, de reunião, de arquivo, dos professores, da direção; brinquedoteca, videoteca e biblioteca; bloco administrativo com coordenação, secretaria e recepção. Há também cozinha, refeitório, almoxarifado e terraço.



Na Palmares Sul, a comunidade comemora a ampliação de sua unidade educacional. A escola está ganhando cinco salas de aula, sala de reforço, sala de leitura, videoteca, quadra esportiva coberta, vestiário e banheiros. “Essas melhorias conferem mais dignidade à vida de nossos alunos, que se sentem respeitados e demonstram isso no dia a dia, na melhoria do rendimento escolar”, atesta Raimundo Neto.



No assentamento Carlos Fonseca é a reconstrução da Escola 18 de Outubro que está animando a comunidade. O novo prédio terá rede de tratamento de esgoto exclusiva, além de contar com tudo o que lhe é de direito: oito salas de aula, sala de informática, alojamento para professores, quadra esportiva, vestiários, banheiros, bloco administrativo com secretaria, almoxarifado, diretoria e sala de professores.



E as benfeitorias na educação não param por aí. Substituição de todas as carteiras escolares, que agora são de resina plástica; cobertura das quadras esportivas; entrega de equipamentos tecnológicos, como data-shows e impressoras; e climatização das escolas são ações que estão contemplando a rede educacional. “Hoje, podemos dizer com orgulho que somos a melhor educação do Pará. Nossos índices comprovam isso”, ressalta o secretário Neto.